Filmes/Séries

Assisti: A Chegada (Arrival) – Denis Villeneuve

Hoje vou falar um pouco sobre esse filme maravilhoso que me fez ficar vidrada na tela do início ao fim, e que quando terminou eu fiquei tipo WTF???? Sim, estou falando do filme “A Chegada” (Arrival), do diretor Denis Villeneuve, ano de estreia – 2016.

É um filme de ficção científica que vai além da ficção científica. Conta a história da linguista Dr. Louise e do físico Ian Donnelly, que são chamados pelo governo para ajudar a descobrir a razão pela qual doze naves alienígenas “estacionaram” em diferentes lugares do nosso planeta.

Dr. Louise (Amy Adams) possui uma sensibilidade única para entender o que estes alienígenas buscam aqui na Terra, trazendo a comunicação como chave essencial para desvendar este mistério. Toda essa história está conectada por uma teoria científica que envolve percepção do tempo. Ian (Jeremy Renner) apoia ela em todo o projeto, sendo praticamente o único a acreditar na sua linha de pensamento.

Não quero contar mais sobre o filme para não dar spoilers, mas a minha percepção foi que ele não quis apenas mostrar uma história de ficção científica qualquer, com uma teoria bonitinha e um romance para apimentar. Ele foi muito filosófico e político com as suas intenções.

O filme passa uma crítica que é sempre atual e se encaixa muito bem na nossa sociedade e na situação política que estamos vivendo, sobre como uma divisão de fronteira entre os nossos países pode nos dividir a ponto de não queremos nada mais do que proteger “os nossos”, sem perceber que somos todos “farinha do mesmo saco” – resumindo a grosso modo. Uma das coisas legais que achei foi o fato de uma linguista (área das humanas) ser tão essencial quanto – ou até mais – o cara das exatas para ajudar a desvendar este mistério. Eles colocam essa comparação da área de humanas com a área de exatas no filme de uma forma sutil e engraçada.

Roteiro muito bem estruturado, onde desde o começo fica jogando pistas sobre o final, ou seja, você não consegue nem piscar os olhos! Foca na vida da personagem principal, e não apenas nos alienígenas, além de ter essa teoria louca que no final te faz ficar procurando explicações e pontos de vista sobre, para poder entender melhor. É um filme que assisti à duas semanas e que ainda está me fazendo pensar.

Com toda a certeza, indico! Espero que gostem.

OBS: Fazia tempo que eu não postava aqui, eu sei, rs. Estou voltando aos poucos e logo faço um post sobre isso!

Beijos! ♥

Diga o que pensa :)

