Leitura

RESENHA DE LIVRO: O ILUMINADO

d9c27a2c612aa679d5241cb0c37e2550

 

Autor: Stephen King
Título original: The Shining – 1977
ISBN-13: 9788581050485
ISBN-10: 8581050484
Ano: 2012 / Páginas: 463
Idioma: Português
Editora: Suma de Letras

Com esta capa aterrorizante, ao pegar este livro pra ler, não pude me conter e acabei por devora-lo. Já havia assistido o filme “O Iluminado” de Stanley Kubrick e sabia mais ou menos o que estava por vir, apesar de o livro ser bem diferente do filme em alguns aspectos, e com certeza ser MUITO melhor que o filme. Durante a leitura podia sentir o medo que os personagens sentiam, a angústia, o sofrimento, as ansiedades… tudo pelo fato do autor do livo, o maravilhoso Stephen King, ter uma escrita característica , um feeling tão aguçado, e ter um talento incrível para criar um clima de suspense e terror, que te faz realmente entrar na história, e se sentir parte dela.

Este não é o primeiro livro do autor que leio, já li “A autoestrada” de 1981 e adorei, pelo fato dele apresentar uma forma de história muito comum nos livros do King, que é a de um homem que acaba se perdendo dentro dos próprios medos, angústias e problemas, e se tornando outra pessoa… deixando que estas coisas ruins o afete, fazendo com que ele se torne cruel, que faça besteiras, que… digamos assim… estrague tudo.

Nesta aterrorizante história, conhecemos a família Torrance. Jack Torrance é um escritor que está sem criatividade e que sofre de alcoolismo. Ele está desempregado atualmente, e acaba aceitando uma proposta de emprego para trabalhar como zelador em um hotel na temporada de inverno. O Hotel Overlook se encontra no alto das montanhas de Denver, no Colorado, e quando chega o inverno e a neve, ele fica praticamente interditado por conta das altas camadas de gelo que se formam nas ruas, o que faz com que ele seja isolado de tudo.

O emprego de zelador permite com que Jack Torrance leve sua família para ficar com ele no hotel: sua esposa Wendy e seu pequeno filho Danny. Antes de aceitar o emprego, Jack fica sabendo pelo seu entrevistador que o antigo zelador acabou por ficar louco, matou a esposa e as duas filhas, e depois se matou. Isso já é o suficiente para mexer com os seus pensamentos, mas não o impede de aceitar o emprego.

Wendy fica apreensiva pelo isolamento no hotel, mas acaba acreditando que isto será muito bom para que as coisas voltem a dar certo com eles. Ela vê uma oportunidade de aproximação para família. Danny possui um dom que pode se chamar de “iluminado“. Ele pode sentir coisas, ouvir os pensamentos das pessoas, pode ver acontecimentos do passado, e isso não é algo bom para quem está passando a temporada de inverno no Overlook, que possui um passado de mortes grotesco e uma presença de todas estas mortes, ainda “vivas” dentre os corredores, quartos e jardins do hotel.

Antes de irem para lá, Danny é avisado pelo seu amigo imaginário Tony, que estão fazendo a escolha errada. Ele dá vários sinais que este isolamento irá acabar com a família Torrance. Além de acabar conhecendo o cozinheiro do hotel, Dick Hallorann, também um iluminado, que adverte ele sobre os perigos do hotel e avisa que virá correndo quando a família precisar de ajuda.

Estava contente por mamãe e papai estarem felizes e se amando, mas não podia ignorar sua preocupação. Não podia.” p. 79

Ao passar do tempo em que estão no Overlook, a família Torrance presencia cenas horríveis. O elevador liga sozinho a noite, escutam-se vozes e música no salão do hotel, arbustos do jardim movem-se do lugar. Jack acaba por ser o “escolhido” dos espíritos da casa e ficando com a sua personalidade alterada, fazendo com que ele se torne praticamente outra pessoa. O fato de ele não ter nada de álcool para beber, e estar trancado em um local com a sua esposa e filho, faz com que ele fique com raiva deles.

(Este lugar cria monstros humanos. Este lugar desumano)” p. 156

Olhou para a sucessão de janelas, e o sol batendo naquelas muitas superfícies refletoras lançava um brilho intenso, que ofuscava seus olhos, mas olhou assim mesmo. Pela primeira vez, percebeu como elas se pareciam com olhos. Refletiam o sol e retinham em seu interior sua própria escuridão. Não olhavam para Danny. Olhavam para ele.” p. 298

Bom, não posso contar mais nada, pois aí estraga o suspense do livro. Mas só posso dizer que todo ele é maravilhoso. A capacidade que Stephen King tem para te trazer medo é surreal. Enquanto eu estava lendo o livro, tinha medo de ficar sozinha no quarto, de ir no banheiro, essas coisas. Nunca tinha lido um livro tão assustador, rsrs. Espero que leiam e que gostem tanto quanto eu.

 

Anúncios

28 thoughts on “RESENHA DE LIVRO: O ILUMINADO”

  1. O que eu vou escrever aqui certamente vai provocar polêmica… Odeio King. VENERO Kubrick. E acho que Kubrick transformou lata em ouro no caso de “O Iluminado”. E isso porque o Kubrick tinha o hábito de não ser fiel aos livros que adapta – e, no caso específico dele, isso ser um mérito. Afinal, a versão cinematográfica que agradou King – com roteiro assinado pelo proprio e direção supervisionada por ele – não é nem nota de rodapé, né? Rsrsrsrs… Mas eu sei que você vai discordar, já notei que você ama o King e que adorou o livro. Inté! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu não disse que o Kubrick é ruim, esta é a resenha do livro… eu sei que em duas horas de filme é difícil explicar as coisas como no livro, mas o filme “o iluminado” ficou bem vazio de detalhes, nem se compara ao livro. O filme é muito bom, assusta, te deixa com aquelas imagens na cabeça… Mas como eu disse… quis falar mais do livro neste post mesmo. Obrigada pelo comentário.

      Curtido por 2 pessoas

Diga o que pensa :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s